Pedagogia

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quarta-feira, 6 de abril de 2016

As tendências pedagógicas/comunicacionais da docência oline no mundo contemporâneo. (Maria da Conceição Alves Ferreira)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS – DCHL
CURSO PEDAGOGIA

Alcides de Jesus França


FERREIRA, Maria da Conceição Alves. As tendências pedagógicas/comunicacionais da docência oline no mundo contemporâneo. Práxis Educacional, Vitoria da Conquista, v. 9, n. 14, p. 161 – 175, 2013.

Fichamento

“A docência, por meio do uso da tecnologia digital e, particularmente, da internet, está contribuindo sobremaneira no crescimento dos processos educativo/formativos e comunicacionais, pois exige “um pensar junto” e não apenas um “penso” na lógica do falar/ditar, um/todos. Dessa forma, acrescenta desafios e novas perspectivas para os meios formativo/ educativos através da educação e da docência online, tornando os atos pedagógicos paradoxalmente mais complexos”.

“Podemos dizer, então, que são notórios, a partir da metade dos anos 1990 até os dias atuais, o crescimento e a oferta de cursos online que ocupam espaços presenciais e virtuais”.

“No universo da educação superior no Brasil, na época da publicação da LDB, 1998, apenas a Universidade Federal do Mato Grosso oferecia um curso de graduação à distância, em caráter experimental, direcionado para a formação de professores do ensino fundamental da rede pública, além de outras ofertas no formato de cursos de extensão”.

“O crescente desenvolvimento da cultura tecnológica, ligado à emergência das tecnologias de comunicação e da informação, recoloca em pauta o debate sobre o papel da educação na formação dos sujeitos e da docência enquanto prática social”.

“O fato de ser online não significa que esse curso promova a educação online, pois, de acordo com seus princípios de participação/ intervenção, hibridação e permutabilidade, a interatividade é um aspecto fundante – embora percebamos que o autodidatismo se torna cada vez mais presente, principalmente em capacitações profissionais”.

“A proposta de inclusão de disciplina dedicada ao ensino e aprendizagem de forma virtual foi inaugurada pela possibilidade oferecida pela LDB 9.394/96 (BRASIL, 1996) e pela Portaria n. 4.059, de 10 de dezembro de 2004, desde que não ultrapasse 20% da carga hora horária total do curso”.

“Percebemos também que as políticas, propostas institucionais e experiências são diversas e que o que vai determinar esse ou aquele modelo poderá ser a escolha de indicadores, tais como: contexto social, político, econômico, tecnológico, científico pedagógico e comunicacional”.

“O ato de ensinar, assim como o de aprender, está presente na vida humana desde os tempos mais remotos, pois, para sobreviver nas adversidades do mundo dito primitivo, o homem/mulher precisava desenvolver habilidades como caçar, proteger-se do frio, do calor, comunicar-se, entre outras”.

“Uma proposta de formação pedagógica para a docência online ainda precisa amparar-se em pressupostos comunicacionais dialógicos, pois o que caracteriza a comunicação como diálogo é o ato comunicativo, de comunicar, comunicando-se”.

“Muitas são as instituições públicas e privadas que estão ofertando cursos de graduação, pós-graduação e na modalidade extensão no contexto brasileiro”.



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