UNIVERSIDADE ESTADUAL DO
SUDOESTE DA BAHIA – UESB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS
HUMANAS E LETRAS – DCHL
CURSO PEDAGOGIA
Alcides de Jesus França
FERREIRA, Maria da Conceição Alves. As tendências pedagógicas/comunicacionais
da docência oline no mundo contemporâneo. Práxis Educacional, Vitoria da
Conquista, v. 9, n. 14, p. 161 – 175, 2013.
Fichamento
“A docência, por meio do uso da
tecnologia digital e, particularmente, da internet, está contribuindo
sobremaneira no crescimento dos processos educativo/formativos e comunicacionais,
pois exige “um pensar junto” e não apenas um “penso” na lógica do falar/ditar,
um/todos. Dessa forma, acrescenta desafios e novas perspectivas para os meios
formativo/ educativos através da educação e da docência online, tornando os
atos pedagógicos paradoxalmente mais complexos”.
“Podemos dizer, então, que são notórios,
a partir da metade dos anos 1990 até os dias atuais, o crescimento e a oferta
de cursos online que ocupam espaços presenciais e virtuais”.
“No universo da educação superior no
Brasil, na época da publicação da LDB, 1998, apenas a Universidade Federal do
Mato Grosso oferecia um curso de graduação à distância, em caráter experimental,
direcionado para a formação de professores do ensino fundamental da rede
pública, além de outras ofertas no formato de cursos de extensão”.
“O crescente desenvolvimento da
cultura tecnológica, ligado à emergência das tecnologias de comunicação e da
informação, recoloca em pauta o debate sobre o papel da educação na formação
dos sujeitos e da docência enquanto prática social”.
“O fato de ser online não significa
que esse curso promova a educação online, pois, de acordo com seus
princípios de participação/ intervenção, hibridação e permutabilidade, a
interatividade é um aspecto fundante – embora percebamos que o autodidatismo se
torna cada vez mais presente, principalmente em capacitações profissionais”.
“A proposta de inclusão de disciplina
dedicada ao ensino e aprendizagem de forma virtual foi inaugurada pela
possibilidade oferecida pela LDB 9.394/96 (BRASIL, 1996) e pela Portaria n.
4.059, de 10 de dezembro de 2004, desde que não ultrapasse 20% da carga hora
horária total do curso”.
“Percebemos também que as políticas,
propostas institucionais e experiências são diversas e que o que vai determinar
esse ou aquele modelo poderá ser a escolha de indicadores, tais como: contexto
social, político, econômico, tecnológico, científico pedagógico e
comunicacional”.
“O ato de ensinar, assim como o de
aprender, está presente na vida humana desde os tempos mais remotos, pois, para
sobreviver nas adversidades do mundo dito primitivo, o homem/mulher precisava desenvolver
habilidades como caçar, proteger-se do frio, do calor, comunicar-se, entre
outras”.
“Uma proposta de formação pedagógica
para a docência online ainda precisa amparar-se em pressupostos
comunicacionais dialógicos, pois o que caracteriza a comunicação como diálogo é
o ato comunicativo, de comunicar, comunicando-se”.
“Muitas são as instituições públicas e
privadas que estão ofertando cursos de graduação, pós-graduação e na modalidade
extensão no contexto brasileiro”.
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