UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS – DCHL
ALCIDES DE JESUS FRANÇA
CURSO PEDAGOGIA
Fichamento
Texto: CIBERCULTURA: Alguns
pontos para compreender a nossa época.
Autor: André Lemos.
“podemos compreender a cibercultura como a forma
sociocultural que emerge da relação simbiótica entre a sociedade, a cultura e
as novas tecnologias de base micro-eletrônica que surgiram com a convergência
das telecomunicações com a informática na década de 70”.
“A cibercultura é a cultura contemporânea marcada pelas
tecnologias digitais. Vivemos já a cibercultura.”
“O que importa é evitar uma visão de futuro que seja utópica ou
distópica e nos concentramos em uma fenomenologia do social, ou seja, nas
diversas potencialidades e negatividades das tecnologias contemporâneas.”
“Devemos nos concentrar nas diversas oportunidades que se abrem e
desconstruirmos discursos alicerçados em preceitos que não se comprovam nas
atuais estruturas técnico sociais contemporâneas.”
“A cibercultura nasce no desdobramento da relação da tecnologia
com a modernidade que se caracterizou pela dominação, através do projeto
racionalista-iluminista, da natureza e do outro.”
“A partir da década de sessenta, a emergências de novas formas de
sociabilidade vão dar outros rumos ao desenvolvimento tecnológico,
transformando, desviando e criando relações inusitadas do homem com as
tecnologias de comunicação e informação.”
“Cada transformação midiática altera nossa percepção espaço temporal,
chegando na contemporaneidade a vivenciarmos uma sensação de tempo real,
imediato, “live”, e de abolição do espaço físico-geográfico.”
“A passagem do PC ao CC (computador conectado) será prenhe de
conseqüências para as novas formas de relação social, bem como para as novas
modalidades de comércio, entretenimento, trabalho, educação, etc. Essa
alteração na figura emblemática maior da cibercultura, o computador, nos coloca
em meio à era da conexão generalizada, do tudo em rede, primeiro fixa e agora, cada
vez mais, móvel.”
“A conexão generalizada traz uma nova configuração comunicacional
onde o fator principal é a inédita liberação do pólo da emissão – chats,
fóruns, e-mail, listas, blogs, páginas pessoais – o excesso, depois de séculos
dominado pelo exercido controle sobre a emissão pelos mass media.”
“não há mídia totalmente democrática e universal (a mídia impressa
é lida por uma minoria e metade da população mundial nunca utilizou um
telefone).”
“Devemos assim lutar para garantir o acesso a todos, condição essa
fundamental para que haja uma verdadeira apropriação social das novas
tecnologias de comunicação e informação.”
“A cibercultura nos coloca também diante de problemas lingüísticos
e conceituais e não é por acaso a crescente utilização de metáforas para
descrevermos os seus diferentes fenômenos.”
“a utilização do e-mail que revolucionou a prática de
correspondências pessoais para lazer ou trabalho, os chats com suas diversas
salas onde a conversação se dá sem oralidade ou presença física, os muds, jogos
tipo role playing games onde usuários criam mundos e os compartilham com
usuários espalhados pelo mundo em tempo real, as lans house, nova febre de
jogos eletrônicos em redes domésticas, as listas de discussão livres e
temáticas, os weblogs, novo fenômeno de apresentação do eu na vida quotidiana”
“A cibercultura é recheada de novas maneiras de se relacionar com
o outro e com o mundo.”
“Muito se tem falado também do perigo e da dificuldade em se
estabelecer relações de confiança em formas midiáticas online.”
“as redes telemáticas ampliam esse campo de ação com novas
possibilidades tecnológicas que começam a interessar os artistas contemporâneos
a partir dos anos 80 como a ascii arte, a música eletrônica, o e-mail arte, a
body arte, a webarte e demais formas artísticas surgidas com a
micro-eletrônica.”
“A ênfase da arte eletrônica incide, agora, na circulação de
informações e na comunicação.”
“o corpo da cibercultura é um corpo ampliado, transformado e
refuncionalizado a partir das possibilidades técnica de introdução de
micro-máquinas que podem auxiliar as diversas funções do organismo. Assim
próteses nanotecnológicas regidas pelas tecnologias digitais podem ampliar e
reformular funções ortopédicas, visuais, cardíacas, entre outras.”
“O que está em jogo é a crescente transformações na relação entre
o espaço público e o espaço privado.”
“As cidades contemporâneas já estão sob o signo do digital e basta
olharmos à nossa volta para constatarmos celulares, palms, televisão por cabo e
satélite, internet de banda larga e wireless, cartões inteligentes, etc.”
“Ainda temos, obviamente, as comunidades virtuais de interesse,
mas as tecnologias móveis estão enraizando essas comunidades em espaço de
lugar. Trata-se mais uma vez de sinergias.”
“leis podem ser úteis para as diversas análises sob os
variados aspectos da sociedade contemporânea.”
“As diversas manifestações socioculturais contemporâneas mostram
que o que está em jogo como o excesso de informação nada mais é do que a emergência
de vozes e discursos anteriormente reprimidos pela edição da informação pelos
mass media.”
“As diversas redes socio-técnica contemporâneas mostram que é
possível estar só sem estar isolado.”
“Para os que sabem e querem olhar, nas diversas manifestações
socioculturais da cibercultura contemporânea podemos constatar que ainda há
vida para além da articialização total do mundo.”
O fenômeno ainda está em sua pré-história e esse objeto dinâmico
se transformará com certeza. Afirmamos que hoje, o nosso presente é imune às
assepcias e controles generalizados.
REFERENCIA
LEMOS, André; CUNHA, Paulo (orgs). Olhares sobre a Cibercultura.
Sulina, Porto Alegre, 2003; pp. 11-23.
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